sexta-feira, 12 de março de 2010

Cristo

Quem é Cristo?
Deve ser esta força
que impulsiona minha fé,
ou então essa tremenda
energia de mais de mil cavalos
que impulsiona meu motor;
um motor cansado, abatido
cuja última gota de gasolina
se foi há muito tempo;
um motor cujos pistões
tocam a música inaudível
do ronronar da incerteza
e cujas bielas foram soltas
pela ação corrosiva da desventura;
um motor que não merece
nem o óleo que consome e queima e não existe.

Quem é Cristo?
Deve ser esta força
que impulsiona minha fé,
não pode ser este mundo
que laureia minha descrença
e nem pede auxílio, nem auxilia!
Apenas mata ou entorpece
enquanto aos fracos reveste
dessa farsa passiva de existência.

Quem é Cristo?
Não diga que é o Filho de Deus
sem sentir o que isso significa
tornando-a uma frase vazia que o tempo
agilmente colocou entre o fanatismo
de alguns e o ateísmo de outros.

Cristo é o dia, é a noite (estrelada),
é a chaga, é a dor, a alegria, a beleza,
é o sorriso, é a paz, o meu corpo,
o teu corpo, é o espírito, é a prece,
Cristo, enfim, é o Amor em letras versais,
em todos os idiomas, sob todos os nomes,
sobre todos os mundos.

Um comentário: